Rating: 3.5/5 (2 votos)







Total de visitas: 931
TÁRTARO EM CĂES E GATOS
TÁRTARO EM CĂES E GATOS

    O tártaro é o acumulo de placa bacteriana e restos alimentares na superfície dos dentes que tem um aspecto duro, devido a calcificação provocada pela saliva. Este acúmulo gera um ambiente propício para  o desenvolvimento exacerbado das bactérias. Como o número destas aumenta muito, as substâncias tóxicas produzidas por seu metabolismo também cresce na mesma proporção e daí surgem as periodontopatias: Gengivite e Periodontite.

    O tátaro além de provocar a retração de gengiva, a perda óssea e a perda dos dentes, ela pode se espalhar pelo organismo e acometer outros orgãos, tais como: coração provocando a endocardite e à degradação do miocárdio; o pulmão levando ao desenvolvimento de fibrose pulmonar e bronquite; as articulações (Artrites); os rins e o sistema nervoso (SN) levando ao desenvolvimento de meningites.

    Os cães de raças pequenas são mais propensos a desenvolverem o tártaro. para evitar a doença periodontal o ideal é fazer a higiene dos dentes do animal todos os dias. Entretanto se não for possível, três vezes por semana já ajuda a combater o acúmulo do tártaro. Quanto mais cedo começar a escovação melhor. Se a escovação não foi realizada e o tártaro começar a acumular nos dentes do animal, é importante levá-lo para uma avaliação com o Médico Veterinário de sua confiança e realização do procedimento cirúrgico (Tartarectomia). A alimentação também é de fundamental importância para evitar a formação da placa bacteriana. O ideal é que ele se alimente com ração de boa qualidade e que possua substâncias que ajudem a combater a proliferação bacteriana, não sendo recomendado oferecer outros tipos de alimentos.

   O uso de brinquedos para estimular a salivação e causar atrito nos dentes também ajudam a previnir a formação do tártaro e consequentemente a evolução do mesmo para as periodontopatias severas. Lembre-se de levar seu animalzinho de estimação ao profissional veterinário regularmente para avaliação clínica e esclarecimento de eventuais dúvidas. 

 


                                                                         Gilmar Lopes

                                                                         Médico Veterinário

                                                                        CRMV-BA