É chegado o verão e com ele algumas doenças que acomentem os animais. Essa época do ano é um paraiso para proliferação de pulgas que transmitem verminoses como o Dipylidium, carrapatos transmissor da Babesiose e Erliquiose também conhecidas comumente como doenças do carrapato e mosquitos tendo destaque o mosquito palha responsável pela disseminação da Leishmaniose tegumentar e a Leishmaniose visceral.
Além das doenças transmitidas pela proliferação dos ectoparasitos, as altas temperaturas e os raios solares cada vez mais intensos devido a ação do efeito estufa, podem causar queimaduras solares por exposição excessiva ao sol, hipertermia (aumento da temperatura corporal) que por sua vez causa aumento da frequência respiratória, cardíaca e desidratação cuminando com óbito.
Outro grande problema enfrentado no verão são os transtornos gastrointestinais provocados pela ingestão de alimentos estragados ou por vírus principalmente o vírus da cinomose e da parvovirose. os problemas dermatológicos tendem a aparecer com o aumento da temperatura podendo ser citados a DAPE (dermatite alérgica a picadas de ectoparasitas) e a atopia em consequencia do aumento de alérgenos como ácaros, mofo e o polén que é comum nesta estação. O câncer de pele também é outro fator preocupante nesta época do ano principalmente para animais de pele clara ou rosada.
Procure sempre o Médico Veterinário de confiança para avaliações de rotina, realização de exames complementares e aplicação de vacinas para evitar problemas relacionados com o verão.
Gilmar Lopes
Médico Veterinário
CRMV-BA